Em funcionamento desde 20 de março, a Lauduz Covid-19, primeira plataforma de telemedicina gratuita do Brasil, irá encerrar o serviço de consultas online neste final de semana. O último plantão ocorre no domingo pela manhã.
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Formada emergencialmente para dar o primeiro combate à Covid-19 na cidade, o serviço atuou na prevenção do vírus. Desde quando a plataforma começou a funcionar, em 20 de março, até a última quinta-feira, foram feitos 3.743 atendimentos por videochamadas, uma média de cerca de 53 por dia. O pico dos atendimentos foi em 23 de março, com 248 registros. O dia com menos atendimentos foi em 24 de maio, com apenas 13 videochamadas.
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Durante este período, a Lauduz, que é também uma é uma Organização Não-Governamental (ONG), arrecadou recursos suficientes para a aquisição de 20 termômetros e 400 óculos de proteção para as forças de segurança, para o financiamento da fabricação de 3 mil protetores, 500 máscaras de tecido coloridas para os asilos, mais de 20 mil máscaras de pano, 15 mil máscaras de TNT e 50 mil luvas em parceria com o Instituto Floresta, 20 capelas em acrílico para UTIs, 250 macacões de proteção e 100 aventais fornecidos aos hospitais, para a construção de 10 respiradores alternativos por equipe de engenheiros da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e para a distribuição de quase 300 cestas básicas a famílias.
Cerca de 300 médicos e internos voluntários da UFSM e da Universidade Franciscana (UFN) participaram, neste período, do sistema de preceptoria disponível na plataforma.